Lagoa da Conceição - Florianópolis

terça-feira, 2 de novembro de 2010

O trânsito em Floripa – Horas jogadas no lixo.


Por que enfrentar um trânsito de uma hora todas as manhãs? Perder preciosas horas só para se deslocar de um bairro para outro? Estas são perguntas que não saem da cabeça daquela gente que já acorda cansada. Tirar um cochilo ou ao menos apreciar a paisagem é impossível. É preciso estar alerta, passar a marcha do carro e logo freiar. Botar o braço para fora da janela é altamente perigoso. Você pode ser atropelado por um motoboy passando pelos corredores da via, impaciente e em alta velocidade.
É preciso levantar da cama mais cedo, para evitar o atraso no trabalho e um patrão furioso. São tantos carros e tantas pessoas sentadas por horas em seus veículos, esperando a hora de chegar ao destino desejado. Há quem diga: um sujeito que fica sentado por muitas horas sofre com dores na coluna. Está aí a grande procura por médicos ortopedistas, massagistas e remédios para dor.
No final da tarde a sensação de missão cumprida. Acabou o expediente! Loucos para chegar em casa depois de um longo dia de trabalho, o que encontram pela frente? Mais horas perdidas. Ansiedade, fúria e mão na buzina. O engarrafamento no trânsito por aqui já não tem hora nem lugar. Córrego Grande, Itacorubi, Morro da Lagoa, e até via a Expressa Sul, que a princípio foi construída para evitar as terríveis filas e melhorar o acesso dos moradores do sul da ilha, já não suportam tantos automóveis. Os bairros de Florianópolis estão sofrendo com a grande quantidade de veículos e pouca estrutura rodoviária. Além disso, o motorista também tem que tomar cuidado com os buracos ao longo das vias. 
Tem gente que desiste e deixa o carro na garagem optando pelo transporte público, um resultado muito mais frustrante.
Este é o dia a dia cansativo dos que residem e trafegam nas ruas da tão formosa ilha de Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário